HOCKEY CLUB SANTIAGO

HOCKEY CLUB SANTIAGO
Fundado em 16 de Maio de 2007

ACOMPANHE-NOS TAMBÉM NO FACEBOOK

domingo, 29 de abril de 2012

25 DE ABRIL UM DIA EM CHEIO


Um dos dias mais bonitos do HCS
No passado dia 25 de Abril, realizou se em Santiago do Cacém um torneio de Benjamins e a Apresentação da nossa nova modalidade no seio do clube, a Patinagem Artística.
Foi sem dúvida um grande dia cheio de bons momentos, onde o sorriso foi a expressão mais utilizada por todos aqueles que tiveram e encheram quase por completo o nosso pavilhão.
Em relação ao torneio de Benjamins o vencedor foi o CP Beja ficando o Azeitonense em 2º, o Seixal em 3º e por fim em 4º lugar ficaram os nossos pequenos heróis do HCS. Foi maravilhoso vermos os nossos pequenos jovens entre os 5 e 7 anos “brincarem” ao HP. Foi um regalo para quem se deslocou ao pavilhão, pois ficou provado que a nossa formação esta cada vez mais organizada, dando passos seguros de sustentabilidade, ao nível da quantidade e tando também seguros que a qualidade irá despontar com o tempo e na devida altura, sem termos pressa para não saltarmos etapas da sua formação.
O outro momento alto do dia foi apresentação da nossa nova modalidade, a Patinagem Artística que em cerca de mês e meio já conta com 45 atletas. Foi com muita alegria que os nossos atletas do HP receberam simbolicamente a classe da Patinagem Artística no momento mais bonito da tarde. As (os) atletas foram apresentadas (os) para um público que no momento encheu quase por completo o Pavilhão Municipal. Para mostrar o excelente trabalho desenvolvido pelas treinadoras, Ana, Leonor e Sara, foram feitos vários esquemas durante a tarde, antes e nos intervalos dos jogos, que arrancaram grandes “salvas de palmas” ao público presente.
Foi assim um grande dia, aquele que vivemos no passado dia 25 de Abril. Sem dúvida somos uma potência e referência no desporto regional e mais concretamente nas modalidades que neste momento temos no seio do nosso clube. Queríamos agradecer aos Pais e Mães dos nossos atletas a preciosa colaboração que nos deram no dia do Torneio tanto no Pavilhão Municipal como no sitio onde servimos as refeições, porque sem a vossa colaboração nada disto tinha sido possível, contamos sempre com a vossa colaboração. VIVA AO H.C.SANTIAGO,TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
Podem ir á nossa página do facebook e aceder ás muitas fotos que por lá estão.












INFANTIS H.C.PORTIMÃO 4 HOCKEY CLUB SANTIAGO 5


Garra e dedicação inexcedíveis
Em mais uma jornada da Taça APS a nossa equipa deslocou até Portimão para defrontar a difícil equipa da casa.
Foi um jogo muito equilibrado onde os nosso “campeões” foram bravos.
Ao intervalo vencíamos por 2-0 e no final conseguimos vencer por 5-4.
Foi uma partida difícil, mas a raça e empenho dos nossos jogadores foi extraordinário.
A jogar apenas com 6 jogadores de campo demos mais uma mostra da nossa valia.
Parabéns ao grupo. Vamos continuar a trabalhar muito muito muito, pois quanto mais evoluímos mais responsabilidade e vontade temos que ter para sermos cada vez mais fortes no futuro.


ESCOLARES HOCKEY CLUB SANTIAGO 2 C.N.SETUBALENSE 9


4ª Parte “fatídica”
A nossa equipa mais jovem (escolares) fez hoje um bom jogo onde o resultado (perdeu por 9-2) não espelha que se passou em campo.
Os nossos pequenos “guerreiros” tiveram muito concentrados a defender, tentado sair rápido para o ataque. Nas 1ªas três partes do jogo, estes aspetos foram conseguidos, já na 4ª parte assim não o foi.
Qualquer das formas é preciso referir que a nossa equipa que jogou, tinha 4 benjamins a jogar com miúdos escolares de último ano da parte da equipa da Naval.
Por isto e por outros aspetos que várias vezes referimos em crónicas anteriores, estamos contentes e cada vez mais acreditamos no futuro e no trabalho que estamos a desenvolver de forma séria e cuidada.
Parabéns a todos.

JUVENIS S.L.BENFICA 19 HOCKEY CLUB SANTIAGO 1


Os Números dizem tudo
A nossa equipa de juvenis em mais uma jornada do nacional teve como adversário o Benfica e jogou em Campo de Ourique (casa emprestada ao Benfica) perdendo por claros 19-1.
A história do jogo resume se a superioridade da equipa visitada que foi sempre melhor em todos os capítulos do jogo. A nossa equipa só a “espaços” conseguiu chegar com perigo a baliza do guardião do SLB. Ao intervalo o resultado era de 7-0, tendo se avolumado na 2ª parte onde o cansaço físico dos nossos jogadores foi notório e preponderante para o resultado final.
Resta uma jornada para terminarmos a nossa caminhada que será na próxima semana frente ao Sesimbra em casa, onde esperamos conseguir uma alcançar uma vitória para nos despedirmos de uma forma positiva do Campeonato Nacional.

domingo, 22 de abril de 2012

ESCOLARES H.C.P.GRÂNDOLA 2 HOCKEY CLUB SANTIAGO 6


Progresso, evolução, futuro

 A nossa equipa mais jovem (escolares) conseguiu realizar mais uma boa partida conseguindo aliar este facto, mais uma justa vitória.
Após uma 1ª parte apática onde os nossos miúdos estiveram aquém do esperado, o nosso Mister Fábio Jorge ao intervalo corrigiu, explicou e motivou os nossos pupilos para que pudessem fazer bem melhor e foi isso que aconteceu. Na 2ª parte a atitude e concentração foram bem melhores e o resultado de 6-2 traduz as melhorias registadas.
Desta forma foi conquistada mais uma vitória que é sempre motivadora para os nossos miúdos de forma centrada e programada continuem a progredir e a aprender o máximo possível.
Parabéns a todos pelo excelente trabalho 

INFANTIS HOCKEY CLUB SANTIAGO 3 JUVENTUDE AZEITONENSE 1


Regresso as vitórias
A nossa equipa de infantis recebeu e venceu a equipa do azeitão.
Foi um jogo difícil onde os nossos miúdos mostraram uma vez mais um espirito de grupo muito forte conseguindo conquistar os 3 pontos.
Apesar das dificuldades esta equipa continuar a dar uma grande “lição” de humildade dentro de campo, onde cada uma dá o melhor de si em prol de todos.
Estes nossos jovens estão assim de parabéns pelo trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo destes meses de trabalho.
Na próxima semana teremos uma deslocação muito difícil até Portimão mas tudo faremos para conquistar mais 3 pontos.

JUVENIS HOCKEY CLUB SANTIAGO 4 C.P.BEJA 6


Jogo equilibrado “caiu” para o lado Bejense
A contar para mais uma jornada do Campeonato Nacional, foi vez de recebemos em nossa casa a equipa de beja. Foi um jogo sempre equilibrado com algumas boas jogadas de parte a parte, mas com um coletivo mais forte da equipa de beja. A nossa por diversas razões não consegue já há algum tempo pôr em pratica o bom coletivo que também possui. Na 1 parte o jogo foi muito equilibrado e ao intervalo a igualdade a 3 era justa.
Na 2ª parte os g.redes brilharam( foram os melhores em campo) pois anularam muitas e boas oportunidades para ambos os lados. A 4m do fim o ritmo de jogo foi “louco” e o beja aproveitou por ganhar vantagem de 2 golos, conseguindo no final vencer por 6-4.
Podemos dizer que foi um bom jogo com muita emoção onde a vitória “caiu” para o lado de Beja.
No final do encontro toda a “zaragata” era escusada. Estas situações em nada são benéficas, mas felizmente foram resolvidas pelo Arbitro da partida que teve o condão e bom senso de falar com os jogadores de ambos os lados já depois do jogo terminar e nas cabines de forma a serenar os ânimos, pois o jogo foi muito emotivo. Internamente iremos falar com os jogadores e proceder da forma mais adequada e pedagógica para evitar aquele tipo de atritos e “bocas” (não houve qualquer tipo de agressão).
Na próxima semana iremos jogar frente ao SLB no pavilhão do caco. Será mais um jogo complicado onde tudo iremos fazer para dificultar

INICIADOS G.D.FABRIL 9 HOCKEY CLUB SANTIAGO 8


Demos a 1ª parte de avanço
Na 1ª jornada da 2ª volta da Taça APS a nossa equipa deslocou se até ao Barreiro para jogar frente ao Fabril e voltou tal como na semana passada, dar uma parte de avanço ao adversário. Foi uma 1ª parte muito má da nossa parte onde não tivemos concentrados a defender nem discernimento atacante. O Fabril teve a tarefa facilitada e pouco se esforçou para sair ao intervalo a vencer por 6-2
Ao intervalo falamos, retificamos e felizmente os jogadores perceberam que tinham de mudar a forma de jogar pois no reatar da partida marcaram logo 2 golos reduzindo para 6-4. A jogar de forma mais disciplinada, coesa e organizada a nossa equipa foi capaz de discutir o jogo até ao fim mas acabou ainda assim por perder por 9-8.
Este resultado deve se ao facto de na 1ª parte termos saído a perder por 6-2, pois se tivéssemos tido outra atitude dificilmente teríamos perdido este jogo. Fica assim um alerta de que temos de ser capazes de abordar o jogo de forma organizada e com máxima concentração desde o 1ºs de jogo

SÉNIORES JUVENTUDE SALESIANA 4 HOCKEY CLUB SANTIAGO 0

Resultado pouco Justo
No nosso último jogo da época deslocámo-nos até ao Estoril para jogar frente a Salesiana.
Quis o destino que se a Salesiana vencesse iria subir a 2ª divisão, o que veio a acontecer.
Com todos estes “condimentos” o jogo tornou se mais complicado do que já era.
Na 1ª parte a nossa equipa não conseguiu ter a bola, pois a pressão foi muita, apesar disso a nossa organização defensiva ia se sobrepondo há avalanche ofensiva dos visitados. Só ao fim de 12m sofremos o 1º golo e de livre directo, (que deixou muitas dúvidas). Passados 2m viríamos a sofrer o 2º golo. Até ao intervalo o jogo manteve a mesma toada com domínio da equipa da casa.
Na 2ª parte tudo foi diferente para melhor. Foi a nossa equipa a mandar no jogo e encostar o Salesiana as “cordas”. Criamos lances claros de golo, falhamos um penalti e tivemos o nosso g.redes a fazer mais uma grande exibição, dando muita segurança a parte defensiva. Contra todas as expectativas acaba por ser a equipa da casa a fazer 2 golos seguidos a 7m do fim. Neste momento o jogo ficou resolvido e a equipa visitada acabou por conseguir os 3pts e a subida de divisão. O resultado 4-0 acabou por ser injusto face as oportunidades que tivemos na 2ª parte, mas quem não marca sofre e nós pela primeira vez neste campeonato não conseguimos marcar. É de salientar também que a equipa mostrou mais uma vez ter várias soluções, pois houve jogadores importantes que não puderam dar o seu contributo e outros estiveram em bom plano.
Parabéns ao grupo por o empenho (brevemente será publicado no blog um resumo da época sénior)
CLASSIF.FINAL 3ª DIVISÃO ZONA SUL

domingo, 15 de abril de 2012

SÉNIORES HOCKEY CLUB SANTIAGO 7 C.F.ESTREMOZ 5


Vitória sofrida mas merecida
A Contar para a penúltima jornada do Nacional da 3ª divisão recebemos e vencemos a equipa de Estremoz por 7-5.
Foi um jogo feio, onde na 1ª parte não houve muito rigor táctico e o hóquei não saiu beneficiado.
Ao intervalo registava um empate a 2
Na 2ª parte o jogo ganhou muito ritmo com ocasiões para ambos os lados. A 12m do fim o Estremoz consegue chegar a vantagem de 2 golos. Fomos “obrigados” a pedir Time out e pedido aos jogadores para darem uma resposta cabal do nosso valor. Passados 2m a equipa puxou dos galões e num 1m empata o jogo e nunca mais tirou o pé do acelerador chegando ao 7-4 em 6m. Faltando 4m para o fim, a equipa facilitou um pouco e no capítulo individual houve muita posse de bola. A 15s do fim ainda consentimos o 5º golo.
Foi assim mais um jogo, coroado com mais uma vitória importante para atingirmos o objetivo traçado


ESCOLARES HOCKEY CLUB SANTIAGO 6 JUV.AZEITONENSE 4

INICIADOS F.C.SEIXAL 5 HOCKEY CLUB SANTIAGO 5


Jogo feio da empate
Na última jornada da 1ª volta da Taça APS a nossa equipa de iniciados deslocou se ao seixal e empatou a 5 golos.
Foi um jogo feio, com golos obtidos de parte a parte de forma um pouco esquisita.
Ainda assim a nossa equipa podia ter feito bem melhor pois deu 7m de avanço ao adversário na 1ª parte.
Na 2ª parte a equipa teve outra atitude, mostrando muito querer, realizando bons contra ataques que só não converteu por puro azar.
No final o resultado ajusta se ao que ambas as equipas produziram, pois nenhuma mereceu vencer.




JUVENIS STUART CARVALHAIS 10 HOCKEY CLUB SANTIAGO 4


7m finais ditam o resultado final pesado
A contar para o Nacional de Juvenis a nossa equipa deslocou se até Massamá para jogar frente a equipa do Stuart.
O jogo foi complicado pois além da boa equipa do Stuart, o piso é extremamente desgastante onde patinar é um exercício de resistência devido ao facto de agarrar imenso. O inicio de jogo foi difícil onde ao fim de 5m estávamos a perder por 3-0. Passados estes minutos a nossa equipa pegou no jogo e equilibrou tendo mesmo muita posse de bola conseguindo ainda reduzir para 3-1 sofrendo posteriormente o 4-1 através de livre directo.
Na 2ª parte a nossa equipa melhorou e a 7m do fim perdíamos por 5-4. Nesta altura e já com algumas alterações efectuadas (jogaram todos os g.redes) a nossa equipa não teve frescura física e consentiu mais 5 golos que viriam a dar uma derrota pesada por 10-4.
No final e apesar de tudo é preciso dar os parabéns aos jogadores pela forma com se entregaram ao jogo, pois nunca baixaram os braços, tentado de todas as formas alcançar o melhor resultado possível.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

SÉNIORES H.C.P.GRÂNDOLA 4 HOCKEY CLUB SANTIAGO 2

Saímos de cabeça erguida
A jogar frente a um eterno rival a nossa equipa perdeu por 4-2.
Era um jogo muito difícil onde sabíamos que iríamos ter bastantes dificuldades, pois o HCPG já campeão de serie mostrou ao longo do campeonato que era um adversário com muita qualidade, facto esse que lhes deu a subida de divisão.
O Jogo desenrolou se num excelente ambiente com pavilhão cheio o que é de enaltecer para a nossa modalidade. Aproveitando essa energia, o adversário realizou 10m muito fortes onde a nossa equipa teve dificuldades para contrariar o hóquei com que foi confrontado sofrendo mesmo o 1-0. Passada então esta fase, conseguimos sacudir um pouco a pressão, conseguindo pôr em prática o nosso hóquei. Com alguma sorte conseguimos o empate num lance rápido. Numa altura em que o jogo se encontrava equilibrado o HCPG conseguiu chegar a vantagem com alguma sorte a mistura. A nossa equipa nesta altura acusava algum cansaço, facto esse derivado as últimas semanas de treinos menos conseguidas por motivos profissionais e pessoais de grande parte do plantel. Ainda assim com algumas alterações a nossa equipa mostrou sempre muito equilíbrio não se remetendo a defender, procurando a posse de bola e saída para os CA e AR. Os minutos foram passando até que o Grândola volta novamente a marcar com muita sorte a mistura obtendo o golo com o patim. No último minuto do 1º tempo fica por marcar um livre directo a nosso favor e consequente expulsão do atleta visitado. Nada foi assinalado e percebemos que assim seria difícil.
Ao intervalo foi pedido aos jogadores que não baixem se os braços e explorassem os pontos fracos do adversário.
No reatar da partida e contra aquilo que foi estipulado sofremos o 4-1 numa falha da nossa defesa. Neste momento a equipa ainda se uniu mais e tentou de tudo para voltar ao jogo. A equipa visitada teve mais posse de bola e dispôs de algumas oportunidades mas o nosso G.redes TIAGO MARQUES, foi “estrondoso” mostrando ser um grande G.redes comprovando aposta que foi feita nele. Ainda conseguimos reduzir para 4-2 e logo a seguir somos confrontados com mais uma má decisão do arbitro ao não assinalar no nosso entender um penalti claríssimo onde o nosso jogador foi “abalroado” dentro da área. Nesta altura faltavam 8m e a história do jogo podia ter sido diferente. A partir deste momento o adversário começou a fazer muita posse de bola optando por não ir para a baliza, obrigando nos a um desgaste adicional onde tivemos dificuldades.
No final o HCPG venceu e há que saber dar os parabéns pois foram mais fortes durante o jogo, mas é preciso realçar a que nossa equipa foi prejudicada em 2 lances claros que podiam ter “mexido” com o jogo. É de realçar também que mesmo não treinando da forma mais adequada por motivos que já justificamos mostramos ser forte e ficamos com a sensação que mantendo todos os jogadores que temos no momento e com a excelente formação que temos na retaguarda, temos condições para num futuro próximo podermos fazer ainda melhor tendo como meta voos mais altos.


JUVENIS HOCKEY CLUB SANTIAGO 6 SEIXAL F.C. 4

Vitória do querer
A contar para a 6ª jornada (1ª da 2ª volta) a nossa equipa de juvenis conseguiu a 1ª e tão desejada vitória.
O jogo começou muito bem para a nossa equipa que conseguiu ganhar vantagem por 2 golos ao fim de 8m de jogo. Com o decorrer do jogo continuámos a dispor das melhores oportunidades mas a falta de eficácia e a boa prestação do G.redes adversário foram atrasando o adiantar do marcador a nossa favor.
Contra a corrente de jogo, o Seixal conseguiu empatar o jogo. É de realçar o grande espírito de grupo que se viveu na nossa equipa pois foram marcadas demasiadas faltas contra nós, algumas delas que nos deixaram a jogar com 3 jogadores, “obrigando” o nosso G.redes a realizar grandes defesas, defendendo inclusive um livre directo.
Ao intervalo foi explicado aos jogadores que era preciso ter muito equilíbrio mental pois estávamos a ser “massacrados” com muitas faltas e era preciso ser forte para conseguir inverter essa situação.
Assim foi, no inicio da 2ª parte a equipa com alguma calma conseguimos voltar a vantagem outra vez por 2 golos.
Com o resultado em 4-2 a nossa equipa mostrou alguma ansiedade, pois a “sede” de vencer era enorme e com isto o hóquei praticado não era o mais bonito e nem o que desejaríamos.
Os minutos iam passando e o seixal através de livre directo conseguiu reduzir para 4-3. O jogo neste momento tornou se mais rápido em toada de contra ataque com a nossa equipa a ter as melhores oportunidades de golo. Ainda assim viria a ser o Seixal a empatar o jogo. Foi pedido 1m de desconto e pedido aos jogadores a máxima serenidade possível e foi isso que aconteceu, pois logo a seguir a pausa a nossa equipa num rápido e subtil contra ataque marcou o 5-4.
Logo a seguir dispusemos de um livre directo que marcamos fazendo o 6-4 arrumando por completo o jogo.
Os últimos minutos foram de muita emoção onde o nosso G.redes foi “enorme” defendendo 2 livres directos de forma espectacular.
No final podemos dizer que fomos superiores e o resultado traduz essa supremacia.
Admitimos que a exibição não foi a melhor, não conseguindo jogar de forma colectiva ao contrário do que fizemos em jogos anteriores, mas nesta altura e devido aos resultados negativos da equipa, a ansiedade e os nervos não deixam que a equipa se liberte e jogue o que realmente sabe, pode e deve jogar.
Qualquer faz formas é preciso acarinhar estes jovens pois já nos deram muitas e boas alegrias, não é por um ou outro jogo menos bom que os vamos “deitar abaixo”.
Continuamos todos juntos a lutar por um só objectivo: DIGNIFICAR AO MÁXIMO A CAMISOLA QUE VESTIMOS COM MUITA DEDICAÇÃO
Faltam 4 jogos e em todos eles vamos suar ao máximo a camisola com o desejo de os vencer


PRÓXIMOS JOGOS